Coreia do Sul começa manobras militares que elevam tensão com o Norte


Seul, 20 fev (EFE).- A Coreia do Sul começou nesta segunda-feira nas proximidades da fronteira com a Coreia do Norte, em pleno Mar Amarelo manobras militares com fogo real, o que voltou a aumentar a tensão entre os dois países.

O teste faz parte de um exercício antissubmarino rotineiro em conjunto com os Estados Unidos que se prolongará até sexta-feira, e engloba o uso de mísseis autopropulsados, canhões Vulcan, morteiros e helicópteros de ataque Cobra, informou o Ministério da Defesa de Seul.

A Coreia do Sul especificou que as manobras acontecem em águas próximas às ilhas sul-coreanas de Baengyeong e Yeonpyeong, esta última alvo de um ataque norte-coreano em novembro de 2010 que matou quatro pessoas.

Antes do início dos testes militares cerca de mil moradores de ambas as ilhas foram retirados para áreas de evacuação pelas Forças Armadas sul-coreanas, detalhou a agência local "Yonhap".

O Exército da Coreia do Norte ameaçou no domingo realizar "ataques impiedosos iminentes de represália às manobras, se Seul ultrapassar suas águas territoriais em uma provocação militar premeditada".

Além disso, as Forças Armadas norte-coreanas se referiram ao fato de Yeonpyeong, primeiro ataque armado sobre território sul-coreano desde a Guerra da Coreia (1950-1953), ao advertir ao Sul que "não deve esquecer a lição".

Como resposta, uma autoridade sul-coreana assegurou à "Yonhap" que Seul "mantém uma estreita vigilância sobre o Exército da Coreia do Norte", que, acrescentou, "se nos provocar, devolveremos o golpe e exerceremos nosso direito à legítima defesa".

As manobras militares desta segunda têm como objetivo manter a preparação de combate das forças sul-coreanas no Mar Amarelo, onde fica a disputada Linha Limite do Norte que divide por mar as duas Coreias e que foi testemunha de vários incidentes entre Norte e Sul.

Coreia do Norte e Coreia do Sul estão tecnicamente em guerra desde que o conflito armado entre os dois países em 1953 terminou com um armistício, sem que até hoje se tenha assinado a paz definitiva.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos