Incêndio em base brasileira na Antártida deixa dois militares desaparecidos

EFE

(Atualiza com comunicado do Ministério da Defesa e acrescenta detalhes).

Brasília, 25 fev (EFE).- Dois militares brasileiros desapareceram e um ficou ferido no incêndio ocorrido na madrugada deste sábado na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), informou a Marinha.

O acidente aconteceu no local onde ficam os geradores de energia por volta das 2h (horário de Brasília) deste sábado. O incêndio teria começado após uma explosão, embora essa informação não tenha sido confirmado oficialmente.

O militar ferido, o sargento Luciano Gomes Medeiros, que não corre risco de morte, recebeu os primeiros socorros na estação polonesa de Arctowski e depois foi levado para a base chilena Eduardo Frei,

Em seguida, Medeiros e o resto dos funcionários da estação foram levados de helicópteros para a base chilena, de onde viajaram para a cidade de Punta Arenas, no Chile.

Os quinze integrantes do batalhão responsável pela manutenção da estação, que ficaram no local para apagar o fogo, tiveram que deixar a base devido às condições meteorológicas.

O grupo deverá voltar para Comandante Ferraz quando o tempo melhorar para avaliar os danos causados pelo incêndio. Os dois militares desaparecidos foram identificados como o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos.

A Força Aérea do Brasil (FAB) enviou nesta tarde um Hércules C-130 a Punta Arenas para trazer de volta o pessoal que trabalhava na estação.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, manifestou pesar pelo acidente na Estação Antártica Comandante Ferraz. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação acrescentou que a estação tem como única finalidade a pesquisa científica.

Além disso, classificou como "estratégica" a presença brasileira na Antártida e acrescentou que na base se encontra uma equipe de pesquisadores que levam a cabo estudos sobre a mudança climática. EFE

mb/dk

Últimas de Notícias

Ver mais notícias


Shopping UOL