Topo

Bento XVI dormiu bem, está calmo e dedica o dia às rezas

01/03/2012 10h06

(Atualiza com novos dados sobre Bento XVI).

Cidade do Vaticano, 1 mar (EFE).- Bento XVI dormiu bem, está calmo e relaxado, e ontem, quinta-feira, à noite após o jantar passeou pelo palácio de Castel Gandolfo e nesta sexta-feira, às sete da manhã (3h em Brasília), oficiou uma missa na capela do apartamento que ocupa na vila pontifícia desde que deixou o pontificado, ontem.

Foi o que relatou hoje o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, após falar esta manhã com o secretário do papa e prefeito da Casa Pontifícia, Georg Gänswein, que acompanha o papa emérito na residência de verão localizada a 30 quilômetros ao sul de Roma.

Bento XVI, que deixou de ser papa às 20h locais de ontem (16h de Brasília), também assistiu ontem à noite a alguns programas de televisão, que abordaram suas últimas horas como pontífice.

Hoje, o clérigo deve dedicar algumas horas à reflexão, à leitura e a rezar o rosário às quatro da tarde enquanto passeia pelos jardins de Castel Gandolfo.

Bento XVI levou vários livros para Castel Gandolfo, especialmente sobre teologia, espiritualidade e história. Entre os livros está "Glória, uma Estética Teológica", do teólogo Hans Urs von Balthasar.

Nos últimos dias, Bento XVI, segundo Gänswein contou a Lombardi, tocou piano no apartamento vaticano, sinal de que está tranquilo.

Imagina-se que em breve o papa emérito retome seu costume de tocar piano à noite, após o jantar.

Bento XVI também dedicará os próximos dias a ler os milhares de mensagens que recebeu, muitos deles de pessoas comuns, expressando - disse Lombardi - todo o seu carinho e sua proximidade.