Topo

Retirada do cruzeiro Costa Concordia pode levar entre 10 e 12 meses

Em Roma

09/03/2012 12h53

A retirada dos restos do cruzeiro "Costa Concordia", que encalhou no dia 13 de janeiro no litoral da Ilha de Giglio, no mar Tirreno, durará entre dez e 12 meses, afirmou nesta sexta-feira a empresa proprietária do navio, a Costa Cruzeiros.

Das companhias que se ofereceram para fazer o trabalho, "as melhores e mais especializadas do mundo neste setor", foram apresentados seis projetos para a retirada do cruzeiro do litoral toscano, afirmou a empresa em comunicado.


Os projetos preveem diversos métodos e técnicas de intervenção, mas todos os planos "têm a máxima atenção em garantir o menor impacto ambiental possível, resguardando a atividade turística e econômica da ilha de Giglio", diz a empresa.

Dada a complexidade da operação, os projetos preveem uma duração variável de 10 a 12 meses para a retirada do "Costa Concordia" das rochas da Ilha de Giglio, acrescenta o comunicado.

O cruzeiro encalhou em uma formação rochosa após fazer uma manobra de aproximação à Ilha de Giglio, seu casco foi aberto ao longo de 70 metros e após uma caótica e controversa evacuação, 25 pessoas morreram e outras sete estão desaparecidas.