UE reafirma seu compromisso com "êxito" da Rio+20


Brasília, 15 mar (EFE).- O comissário europeu de Meio Ambiente, Janez Potocnik, reafirmou nesta quinta-feira, em reunião com autoridades brasileiras, o compromisso da União Europeia (UE) "com o êxito" da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

Potocnik foi recebido em Brasília por Luiz Alberto Figueiredo Machado, subsecretário-geral do Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, que também aparece como um dos responsáveis pela organização da conferência. A Rio+20 será realizada no Rio de Janeiro, no próximo mês de junho.

Segundo fontes oficiais, Potocnik reiterou a proposta da UE de transformar o Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente (PNUMA) em uma nova agência da ONU a partir da Rio+20.

No entanto, a proposta europeia foi já rejeitada pelos Estados Unidos, que prefere fortalecer o PNUMA, e também não convence outros países, entre eles o próprio Brasil, que considera que essa possível agência poderia criar uma maior burocracia e diminuir eficácia do programa que já existe.

De acordo com as mesmas fontes, Potocnik e Figueiredo concordaram que a conferência Rio+20 deverá servir para promover a adoção da economia verde e a adoção de modelos de desenvolvimento menos agressivos com o meio ambiente.

Após o encontro com Figueiredo, o funcionário europeu partiu para o Rio de Janeiro, onde se reunirá com autoridades locais nesta sexta-feira.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos