Tiroteio em base militar americana deixa 1 morto e 8 feridos

Em Londres

(Atualiza com novos detalhes e declarações de Obama).

Austin (EUA), 2 abr (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas nesta quarta-feira em um tiroteio na base militar texana de Fort Hood, uma das maiores dos Estados Unidos, informou a imprensa local.

A base militar assegurou ter recebido informações de que o atirador morreu "embora não esteja confirmado", declarou em comunicado.

Outras fontes apontam que o autor do tiroteio teria se suicidado, enquanto a afiliada em Dallas da rede de televisão "NBC" garantiu que dos oito feridos, quatro estão em situação crítica.

Alguns meios de comunicação também identificaram o atirador como Ivan López, de 25 anos, sem que as autoridades tenham confirmado o dado.

O canal local de televisão "KCEN" cita fontes que identificaram o atirador como um homem branco, vestido com um uniforme de combate militar, que portava uma arma de calibre 45 e conduzia um veículo.

A rede "CNN" assegurou que o morto no tiroteio é o próprio atirador, informação que também não foi confirmada ainda.

Agentes do escritório do xerife do condado, do FBI e do Departamento de Segurança Pública do Texas já chegaram ao local para isolar o perímetro da área, acrescentou a imprensa local.

Através de seu Twitter, as autoridades da base pediram a todo o pessoal que procurasse refúgio e mobilizou todos seus operários para que atendessem o alerta.

Advertiram também aos militares que fechassem portas e se mantivessem afastados das janelas, e aos estudantes do campus da área que evacuassem as salas de aula, segundo dados da emissora local "KTRK".

A base militar de Fort Hood é uma das maiores do país e cenário, em novembro de 2009, do massacre de13 pessoas realizado por um psicólogo militar muçulmano.

A tragédia de 2009, ainda recente na mente dos moradores desta base de 53.400 habitantes, marcou as primeiras reações políticas.

"Qualquer tiroteio é preocupante. Obviamente este fato reviveu o medo pelo que ocorreu em Fort Hood há cinco anos. Estamos devastados que algo assim talvez tenha ocorrido de novo. Não quero comentar os fatos até que não saibamos exatamente o que ocorreu", disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Chicago, onde participa nesta quarta-feira em vários atos.

Por sua vez, o secretário de Defesa, Chuck Hagel, assegurou em entrevista coletiva no Havaí que se trata de "uma tragédia terrível".

"Sabemos que há mortos e feridos, mas não temos todos os detalhes, estão sob investigação", afirmou o chefe do Pentágono, acrescentando que "obviamente, quando temos este tipo de tragédias em nossas bases, isso quer dizer que algo não funciona".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos