Topo

Ursos pardos fogem de zoológico no Japão e matam 2 funcionárias

Corpos de ursos são vistos na neve, do lado de fora de jaula no parque da cidade de Akita, no Japão. Os animais foram abatidos após matarem duas funcionárias do zoo, que os estariam alimentando - Kyodo News/AP
Corpos de ursos são vistos na neve, do lado de fora de jaula no parque da cidade de Akita, no Japão. Os animais foram abatidos após matarem duas funcionárias do zoo, que os estariam alimentando Imagem: Kyodo News/AP

Em Tóquio

20/04/2012 10h05

Duas funcionárias de um zoológico japonês morreram nesta sexta-feira após serem atacadas por ursos pardos que fugiram da jaula, informou a TV pública "NHK".

Depois da descoberta, seis dos ursos foram abatidos por caçadores. As autoridades, no entanto, ainda investigam se há mais animais soltos e aconselharam os moradores do local, na província de Akita (norte), que não saiam de suas casas.

As duas mulheres trabalhavam na área dos ursos do parque Nacional Towada-Hachimantai, a 20 quilômetros de Kazuno, ao norte de Akita. O corpo de uma das trabalhadoras, de 76 anos, foi achado no chão junto a uma das jaulas com uma mordida grande em uma das pernas, informou a Polícia local.

As autoridades e outros funcionários encontraram a porta da jaula aberta e repararam que vários ursos pardos tinham fugido. Diante do fato, as autoridades alertaram os moradores da região a permanecerem em suas casas, fecharam estradas e espalharam patrulhas de policiais e bombeiros para procurar os animais em fuga.

Pouco depois foi achado o corpo da outra mulher, de 69 anos, também com mordidas. Ao menos seis ursos foram abatidos com armas de fogo por caçadores.

A fazenda de ursos de Towada-Hachimantai abrigava 38 ursos pardos. Em poucos dias, estava prevista a abertura aos visitantes, após a conclusão do período de fechamento anual, que se estende do fim de outubro ao fim de abril.