Eleições presidenciais na França

Após 24 anos de debate, Senado aprova direito de chilenos no exterior a votar

Em Paris

  • Kham/Reuters

    Francesa com ascendência vietnamita lança seu voto para presidente da França, em Hanói, no Vietnã

    Francesa com ascendência vietnamita lança seu voto para presidente da França, em Hanói, no Vietnã

Santiago do Chile, 22 abr (EFE).- Os chilenos que residem no exterior poderão agora e definitivamente participar das eleições presidenciais e primárias depois de o Senado aprovar nesta terça-feira o projeto de lei, que demorou 24 anos para receber o sinal verde do parlamento

Por 28 votos a favor, cinco contra e três abstenções, o Senador aprovou a iniciativa que agora foi enviada para promulgação como lei da República, após uma votação que se prolongou por duas horas e meia.

A presidente do Senado, a socialista Isabel Allende, disse que esta medida "faz bem ao país e faz bem à democracia".

A ministra da secretaria-geral da presidência, Ximena Rincón, assegurou aos jornalistas que "este é um dia histórico para o Chile, tanto para os que vivem no país como no exterior".

"É uma moção que foi lançada há vários anos e que hoje, com um respaldo muito grande do Senado, foi conseguida", acrescentou.

Já o senador da Renovação Nacional, Alberto Espinho, da oposição, afirmou que a decisão de hoje "é um momento importante para modernizar a democracia".

"Nos alegramos deste passo, as democracias são mais sólidas e fortes quanto mais pessoas podem participar dela. Hoje fazemos justiça com milhares de chilenos", acrescentou.

A medida regula o exercício do sufrágio dos cidadãos que fora do país, permitindo a eles votar nas eleições nacionais, tanto nas primárias presidenciais e nas eleições para presidente da república.

O projeto já tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados com uma indicação do governo, que estabelecia que o cidadão chileno que estiver fora do país só precisa manifestar uma vez em um consulado o desejo de votar, ficando assim habilitado permanentemente para exercer seu direito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos