Eleições presidenciais na França

Obama liga para Hollande para dar parabéns pela vitória

Em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou neste domingo para o presidente eleito da França, François Hollande, para felicitá-lo depois que o socialista francês ganhou as eleições presidenciais de seu país, informou a Casa Branca em comunicado.

Obama também disse que dará as boas-vindas ao presidente socialista na próxima Cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) em Camp David e também na cúpula da Otan que será realizada em Chicago, ambas no final deste mês, e lhe propôs, além disso, reunir-se com ele previamente na Casa Branca.

"O presidente Obama assegurou que espera com interesse trabalhar estreitamente com o Sr. Hollande e seu Governo em uma série de desafios comuns econômicos e de segurança", acrescenta a nota.

Segundo o comunicado, Obama e Hollande reafirmaram a "importante e perdurável aliança entre os povos dos Estados Unidos e da França".

A vitória do político socialista francês representa um salto qualitativo pelo peso que tem este país na configuração das políticas da União Europeia (UE), através do denominado eixo franco-alemão.

O conservador Nicolas Sarkozy, da mesma forma que outros 11 líderes europeus de diferentes sinais políticos, caiu nas urnas em um contexto de crise econômica e financeira na eurozona e na UE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos