Topo

Morre o único condenado pelo atentado de Lockerbie, que matou 270 pessoas

Foto de arquivo, de setembro de 2009, mostra o terrorista líbio Abdelbaset al-Megrahi, em um hospital de Trípoli, na Líbia. Ele, que foi o único condenado pelo atentado de Lockerbie (Escócia) em 1988, morreu de câncer neste domingo (20) em Trípoli - Sabri Elmhedwi/EFE
Foto de arquivo, de setembro de 2009, mostra o terrorista líbio Abdelbaset al-Megrahi, em um hospital de Trípoli, na Líbia. Ele, que foi o único condenado pelo atentado de Lockerbie (Escócia) em 1988, morreu de câncer neste domingo (20) em Trípoli Imagem: Sabri Elmhedwi/EFE

Em Trípoli

20/05/2012 10h59

O líbio Abdelbaset al-Megrahi, único condenado pelo atentado de Lockerbie (Escócia) em 1988, morreu de câncer neste domingo (20) em Trípoli, informou à Agência Efe seu sobrinho, Mohammed Benabdelhakim.

Com câncer em estágio avançado, o ex-agente secreto líbio Megrahi tinha sido internado há algumas semanas em um hospital da capital líbia, onde ficou sob observação.

Megrahi foi condenado em 2001 à prisão perpétua pela Justiça escocesa devido a seu envolvimento no atentado na cidade de Lockerbie contra um avião da companhia americana Pan Am, que deixou 270 mortos.

Mas oito anos depois, em agosto de 2009, a Justiça escocesa determinou a libertação do detento por razões humanitárias, ao considerar que só lhe restavam três meses de vida devido a um câncer de próstata. Ele então retornou ao seu país de origem.

Em sua chegada ao aeroporto de Trípoli, o então regime do coronel Muammar Kadafi lhe recebeu como herói nacional, o que despertou a indignação mundial.

A libertação do único condenado pelo atentado de Lockerbie, sobre o qual persistem muitas incógnitas, foi então duramente criticada por familiares das vítimas e políticos.