Moscou tacha de ridículos os "pretextos" do Ocidente para sancionar a Rússia

Em Bruxelas

  • AFP

    Imagem divulgada pela oposição síria mostra explosão que destruiu carro das forças de segurança nos arredores do bairro Mazze, em Damasco, capital do país, neste domingo (27)

    Imagem divulgada pela oposição síria mostra explosão que destruiu carro das forças de segurança nos arredores do bairro Mazze, em Damasco, capital do país, neste domingo (27)

Moscou, 27 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, tachou nesta terça-feira de ridículos os "pretextos" que o Ocidente busca para punir a Rússia por causa da crise na Ucrânia.

"Se não me engano, hoje o Conselho Europeu se reúne para decidir que medidas de castigo contra a Rússia se pode aplicar", disse Lavrov em entrevista coletiva.

O representante acrescentou: "Há alguns dias ouvi de Washington que as ações russas para cobrar as dívidas ucranianas pelas provisões do gás (russo) poderiam ser catalogadas como ilegais e ser motivo para uma terceira série de sanções".

"Isso é ridículo. Essa gente se dedica claramente a buscar qualquer pretexto para seguir nos pressionando, disse o chefe da diplomacia russa.

Lavrov afirmou que "as tentativas de pressionar a Federação Russa nunca tiveram sucesso".

Washington afirmou no início deste mês que o "próximo caso" na represália do Ocidente a Moscou seria "um regime mais amplo de sanções setoriais", que poderiam afetar os setores energético e bancário russos.

Por outro lado, Moscou assegurou várias vezes que as sanções internacionais impostas contra a Rússia pelos Estados Unidos e pela União Europeia por sua posição na crise ucraniana terão "um efeito bumerangue" e mais tarde se voltarão contra os países que as impõem. EFE

vm/tr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos