Presidente líbio negocia com rebeldes a evacuação do aeroporto de Trípoli

Em Trípoli

O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdel Jalil, iniciou negociações diretas com os milicianos que invadiram nesta segunda-feira o aeroporto de Trípoli em protesto pelo suposto sequestro de seu líder. Segundo disseram à Agência Efe fontes ligadas à negociação, Abdel Jalil prometeu aos invasores a abertura imediata de uma investigação sobre o desaparecimento de Abu Ayila al Hubshi, líder da brigada Al Awfiya.

No entanto, os milicianos rejeitaram abandonar o aeroporto internacional até que se conheça o paradeiro de seu líder.


O aeroporto internacional de Trípoli desviou nesta segunda-feira seus voos ao aeroporto de Matiga, situado também na capital da Líbia, depois que homens armados dessa milícia invadiram o local.

Segundo informaram à Agência Efe funcionários do aeroporto, os milicianos bloquearam os aviões com veículos que levam armamento pesado e combatentes com armas automáticas leves.

Os invasores também queimaram vários veículos de transporte em protesto pelo desaparecimento de Abu Ayila al Hubshi.

Para mostrar sua disposição a negociar, os milicianos retiraram parte dos veículos blindados e do armamento pesado das pistas do aeroporto, segundo a Agência Efe pôde constatar. No entanto, o tráfego aéreo segue interrompido.

A ausência de corpos de segurança estatais eficazes favorece este tipo de protesto por parte das milícias líbias que nasceram durante o levante armado que acabou com o regime de Muammar Kadafi e que continuam operativas.

No último dia 8 de maio, um grupo de milicianos que protestava pela falta de pagamento de indenizações prometidas pelo Conselho Nacional de Transição (CNT) lançou um ataque armado contra a sede do Executivo, no qual morreram duas pessoas.

Após essa agressão, o primeiro-ministro transitório líbio, Abderrahim al Kib, insistiu na necessidade de pôr fim à livre circulação de armas no país e advertiu sobre os perigos da presença incontrolada de armas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos