México atribui críticas de Lula sobre economia à campanha eleitoral no Brasil

Em Londres

  • Leon Neal/AFP

    O príncipe Philip acena para o público ao deixar o hospital ontem

    O príncipe Philip acena para o público ao deixar o hospital ontem

Cidade do México, 10 jun (EFE).- O secretário de Fazenda do México, Luis Videgaray, afirmou nesta terça-feira que as recentes críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a economia mexicana precisam ser entendidas no contexto da campanha eleitoral no Brasil.

Ao ser perguntado sobre as declarações de Lula, que disse que os indicadores econômicos do México são inferiores aos do Brasil, o titular de Fazenda disse à emissora "Radio Fórmula" que o Brasil está "em época eleitoral e é preciso colocar as falas em um contexto para entender as declarações".

"É desnecessário e pouco construtivo entrar nesse tipo de debate nesse momento em que o Brasil vive uma etapa muito especial não só porque é sede da Copa do Mundo, mas porque se prepara para as eleições em outubro que com certeza serão muito concorridas", declarou.

No entanto, garantiu que a economia de seu país é "muito mais robusta" que a do Brasil. Para sustentar sua fala, mencionou quatro indicadores: a inflação, as taxas de juros, o custo do dinheiro para as empresas e as qualificações creditícias.

O ministro expressou todo seu "respeito e reconhecimento" a Lula por sua gestão, assim como fez hoje o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, quando foi perguntado, em Madri, sobre o assunto.

Em entrevista coletiva junto ao chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, Peña Nieto assegurou que o México tem seu próprio caminho para atingir o desenvolvimento econômico e a criação de empregos, diferente do Brasil, e expressou seu desejo que ambos sejam um sucesso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos