Crise política no Paraguai

OEA diz que julgamento de Lugo aparentemente não cumpriu com direito à defesa

Washington, 23 jun (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, classificou neste sábado como "julgamento sumário" a cassação de Fernando Lugo da Presidência do Paraguai e que, mesmo formalmente de acordo com a lei, pode não ter cumprido com o direito à legítima defesa.


O ex-bispo Fernando Lugo perdeu ontem a Presidência do Paraguai após ser considerado "culpado" por mau desempenho de suas funções em um julgamento político no Senado. Em menos de 30 horas, o líder foi julgado e sentenciado e seu vice-presidente, Federico Franco, assumiu a Presidência.

Nesse sentido, Insulza afirmou que a comunidade internacional questiona se foram levados em consideração "os princípios universais do devido processo e do legítimo direito de todo processado a se defender usando todos os recursos processuais, contando para isso com prazos suficientes entre o início do julgamento e sua conclusão".

O titular da OEA ainda falou que tais aspectos devem ser apreciados pelos ministros das Relações Exteriores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e por um representante especial do secretário-geral da OEA, que viajaram até Assunção quando o Parlamento paraguaio iniciou o processo.

"Já são várias as ocasiões em que em alguns países, de acordo com a lei, violam princípios democráticos que devem ter vigência universal", disse Insulza.

O secretário geral falou também que não voltem a ocorre eventos parecidos na região, pelo bem da democracia na América Latina. "A lei nunca pode amparar a violação dos princípios", disse Insulza.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos