Terremoto no Japão

Japão retoma atividades nucleares com reativação de usina

Em Tóquio

A operadora da usina nuclear da cidade japonesa de Oi iniciou neste domingo a reativação do reator 3 da usina, o que põe fim à suspensão das atividades atômicas que estava vigente no Japão desde 5 de maio, informou a agência de notícias "Kyodo".

A Kansai Electric Power (Kepco) iniciou o processo por volta das 21h locais (9h de Brasília) deste domingo. Ele explicou que o reator - o primeiro a ser reativado após a crise nuclear decorrente do acidente na usina de Fukushima em março de 2011 - começará a transmitir eletricidade na próxima quarta-feira e estará totalmente operacional em 8 de julho.

Um pequeno grupo de manifestantes bloqueia desde sábado uma das estradas que levam à usina para protestar contra a reativação do reator. Além disso, milhares de pessoas (150 mil, segundo os organizadores; 17 mil, segundo a polícia) se manifestaram pelo mesmo motivo na sexta-feira em frente à residência do primeiro-ministro em Tóquio.

Após o acidente em Fukushima, o Japão desligou progressivamente os 54 reatores nucleares do país por motivos de segurança ou para cumprir as revisões estipuladas por lei.

A decisão de reativar o reator 3 de Oi foi adotada pelo governo no último dia 16 de junho, quando também decidiu religar o reator 4 da mesma usina devido ao aumento da demanda de energia no Japão durante o verão local.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos