Corte deu sinal verde à NSA para espionar 193 países, diz "Washington Post"

Washington, 1 jul (EFE).- O Tribunal especial dos EUA para a Vigilância de Inteligência Estrangeira deu sinal verde à Agência de Segurança Nacional (NSA) para espionar 193 países, segundo documentos citados nesta terça-feira pelo jornal "The Washington Post".

"Virtualmente nenhum país está fora do alcance da Agência de Segurança Nacional, que recebeu autorização para interceptar informação sobre todos com a exceção de quatro", diz o jornal em seu site.

Os quatro países com os quais os EUA tem acordos de não espionagem são Grã-Bretanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Os documentos altamente confidenciais citados pelo jornal fazem parte da informação filtrada pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden, indicou "The Washington Post".

A autorização legal outorgada pelo tribunal, que supervisiona solicitações de vigilância contra supostos agentes de inteligência estrangeiros dentro dos EUA pelas agências de segurança federais, data de 2010.

Nela, também se autoriza à NSA a obter informação de inteligência de organismos como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a União Europeia.

O "The Washington Post" destaca que a permissão obtida pela NSA não quer dizer que a agência esteja espionando todos os países e entidades mencionadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos