Atentado em aldeia xiita do Bahrein deixa um policial morto

Em Lima

  • Ernesto Benavides/AFP

    Contra a violência em Cajamarca, manifestantes em Lima, no Peru, entram em confronto com a polícia

    Contra a violência em Cajamarca, manifestantes em Lima, no Peru, entram em confronto com a polícia

Manama, 5 jul (EFE).- Um policial morreu neste sábado após a explosão de uma bomba na aldeia de maioria xiita Al Akr al Sharqui, no leste de Bahrein, informou em comunicado o chefe da segurança, o general Tareq Hassan al-Hassan.

A explosão, que aconteceu na noite de ontem, causou ferimentos graves ao agente Mahmoud Farid, que foi internado em um hospital, mas não resistiu e morreu horas depois.

Hassan classificou o ocorrido como uma "explosão terrorista", mas não ofereceu detalhes sobre as circunstâncias do atentado, nem sobre o tipo de bomba.

Membros dos serviços de segurança foram enviados até Al Akr al Sharqui para investigar o incidente e iniciaram operações para capturar os autores.

Nos últimos meses, vários atentados foram cometidos contra a polícia do Bahrein. A autoria de alguns deles foi reivindicada por grupos de origem duvidosa, o que levou os opositores a denunciar uma campanha das autoridades para desprestigiá-los.

Um dos ataques mais violentos ocorreu no dia 3 de março, quando três policiais morreram após a explosão de uma bomba durante distúrbios na cidade de Dayih, de maioria xiita.

O Bahrein é um pequeno país do Golfo Pérsico que é cenário, desde fevereiro de 2011, de manifestações a favor de reformas democráticas, lideradas pela maioria xiita frente à monarquia sunita governante.

A oposição do país, liderada pelo partido xiita Al Wefaq, denunciou a morte de mais de 100 pessoas nos protestos e condenou em várias ocasiões qualquer ato de violência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos