Obama tem vantagem de 7% sobre Romney na corrida eleitoral, aponta pesquisa

Washington, 13 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos e candidato democrata nas próximas eleições, Barack Obama, tem vantagem nas intenções de voto sobre seu virtual rival republicano, Mitt Romney, segundo pesquisa do centro independente "Pew Research Center" divulgada nesta sexta-feira.

Obama está com 50%, contra 43% de Romney, que perdeu três pontos percentuais com relação à última pesquisa, realizada em junho.

Os participantes da pesquisa consideraram que Obama está melhor capacitado para solucionar as dificuldades econômicas, surpreendendo seu opositor, que levava vantagem neste quesito por conta de sua vasta experiência empresarial.

"Romney não aproveitou a vantagem que tinha como o candidato mais capaz de melhorar a economia", afirma o relatório do "Pew Research Center".

Os eleitores também expressaram maior confiança no atual presidente americano para aumentar o número de empregos no país. Obama tem 46%, enquanto Romney soma 42%.

Segundo o relatório, o tema empregos é o que mais impressiona os eleitores, enquanto a reforma da saúde, aprovada por Obama em 2010, e respaldada recentemente pela Corta Suprema, se situa em plano "secundário".

Porém, Romney supera o atual presidente quando o assunto é sua capacidade de reduzir o déficit do país. Os eleitores acreditam mais no candidato republicano do que em Obama, que ganha em quesitos como leis de imigração e defesa contra o terrorismo.

A margem de erro da enquete oscila entre dois e três pontos percentuais. A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de junho e 9 de julho e contou com a opinião de 2.973 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos