Assad nomeia novo primeiro-ministro após deserção do anterior

  • TV Síria/AFP

    O presidente síria, Bashar Assad

    O presidente síria, Bashar Assad

O presidente sírio, Bashar al Assad, nomeou nesta quinta-feira como primeiro-ministro do país o atual titular de Saúde, Wael al Halqi, informou a televisão síria.

Assad destituiu na segunda-feira passada seu antecessor, Riad Hiyab, que desertou do regime e se refugiou na Jordânia, e pôs em seu lugar o vice-primeiro-ministro Omar Galauanyi de maneira provisória.

A nomeação de Al Halqi acontece no dia seguinte que a Jordânia confirmou que Hiyab, que permaneceu menos de um mês e meio como primeiro-ministro, havia chegado ao território jordaniano fugindo do regime.

A crise na Síria em fotos
A crise na Síria em fotos

A deserção de Riad Hiyab é considerada como a de maior nível na Síria desde o início do levante contra o regime de Assad, em março de 2011.

Por sua parte, o primeiro-ministro designado nasceu em 1964 em Deraa e se formou em Medicina na Universidade de Damasco em 1987.

Após dirigir os serviços de Saúde na cidade síria de Jassim (em Deraa) entre 1997 e 2004, Al Halqi foi secretário-geral do partido governamental Baath em sua província natal durante os quatro anos seguintes.

Casado e com quatro filhos, foi chefe do Sindicato de Médicos em 2010 e posteriormente ocupou a pasta de Saúde no governo sírio, motivo pelo qual os Estados Unidos o incluíram recentemente na lista de altos cargos do regime sujeitos a sanções.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos