Colégios eleitorais são abertos para primárias na Argentina

Em Washington

Buenos Aires, 11 ago (EFE).- Os colégios eleitorais da Argentina abriram hoje às 8h (local, mesmo de Brasília) para as primárias nas quais serão definidos os candidatos que concorrerão ao pleito legislativo de outubro.

Mais de 30,5 milhões de pessoas estão convocadas a votar em alguma das 90 mil mesas para as segundas eleições primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias (chamadas de Paso) a serem realizadas na Argentina.

A principal novidade é a estreia dos jovens de 16 e 17 anos, cerca de 1,7% dos eleitores, cujo voto, assim como no Brasil, não é obrigatório, ao contrário do que acontece com a população de 18 a 70 anos.

A atenção se centra em Buenos Aires, o maior distrito eleitoral, já que representa 37,3% do total de votantes. Na província, o kirchnerismo, liderado pelo prefeito de Lomas de Zamora, Martín Insaurralde, medirá suas forças com o exilado e hoje opositor Sergio Massa, líder da Frente Renovadora.

Os outros grandes distritos em jogo no pleito de hoje são Córdoba (8,7 % do censo eleitoral), Santa Fé (8,4%) e a cidade de Buenos Aires (8,3%).

Os candidatos devem obter pelo menos o 1,5 % dos votos nas Paso para poder se candidatarem às eleições legislativas de 27 de outubro, nas quais serão renovadas 127 bancas de deputados e 24 senadores nacionais.

O processo eleitoral está sob custódia de 90 mil soldados das Forças Armadas e de segurança, e cerca de 300 mil interventores que zelarão pela transparência do pleito.

Os colégios eleitorais argentinos fecharão a partir das 18h, e está previsto que três horas depois haja os primeiros resultados oficiais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos