Admirador de Breivik é preso na República Tcheca com armas e explosivos

Praga, 18 ago (EFE).- A polícia tcheca informou neste sábado que prendeu um admirador do extremista norueguês Anders Behring Breivik com um arsenal de armas e explosivos que poderiam ter sido utilizados em um atentado.

O suspeito já fora detido no passado por diversos delitos, incluindo a posse de armas. Em sua comunicação pela internet ele utilizava o apelido de Breivik, o que chamou a atenção dos investigadores.

A polícia do país explicou que o detido, de 29 anos, estava reunindo armas e explosivos com a possível finalidade de preparar atentados inspirados nos realizados pelo norueguês.

"Aprendemos computadores, armas, munição e explosivos", disse Radovan Vojta, chefe da polícia de Ostrava, cidade onde vive o admirador de Breivik.

A operação que resultou na prisão do suposto terrorista foi realizada em 10 de agosto, e segundo a polícia o armamento encontrado estava funcionando.

A ação foi realizada por um grupo de elite, pois a polícia temia que houvesse armadilhas explosivas em sua casa. Vojta explicou que provavelmente o detido queria se fazer passar por um agente, pois tinha adquirido partes de um uniforme policial.

Vizinhos disseram que o homem era um desequilibrado mental e não um militante da extrema-direita.

Em julho do ano passado, Breivik realizou dois atentados na Noruega, matando 77 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos