Topo

Próximo de virar furacão, "Isaac" se aproxima do Golfo do México

28/08/2012 10h44

Miami (EUA.), 28 ago (EFE).- A tempestade tropical "Isaac" está se aproximando nesta terça-feira da costa norte do Golfo do México e ganha força para possivelmente se tornar um furacão de categoria 1, o que mantém em alerta as zonas litorâneas dos estados americanos de Louisiana, incluindo a cidade de Nova Orleans, Mississipi e Alabama. "Um avião de reconhecimento detectou que 'Isaac' está próximo de se transformar em furacão, por isso existe uma ameaça significativa de ressaca ciclônica e inundações de água doce para a costa norte do golfo", detalhou nesta terça-feira o Centro Nacional de Meteorologia (NHC) dos Estados Unidos, em boletim divulgado às 9h (horário local).

O centro da tempestade está a 27,8 graus de latitude norte e 88,2 graus de longitude oeste, a cerca de 170 quilômetros ao sul-sudeste da desembocadura do Mississipi e a cerca de 295 quilômetros ao sul-sudeste de Biloxi (Mississipi).

Por enquanto, seus ventos máximos se mantêm em 110 km/h, e a tempestade avança rumo ao noroeste a 11 km/h.

"Espera-se que 'Isaac' continue com o mesmo movimento durante um dia ou dois, com algumas oscilações em sua velocidade de deslocamento, e se fortaleça até que toque a terra", acrescentou o NHC, que calcula que o centro da tempestade poderia chegar à costa da Louisiana na noite de hoje ou na quarta-feira.

Os ventos se estendem até 335 quilômetros do centro da tempestade, o que mantém em alerta toda a costa entre o leste de Morgan City (Louisiana) até a fronteira do Alabama com a Flórida. Esta área inclui a cidade de Nova Orleans, que há exatos sete anos foi vítima do devastador furacão de categoria 5 "Katrina", o mais letal da história dos Estados Unidos.

O litoral norte da Flórida também mantém vigente um alerta de menor nível, assim como o litoral da Louisiana e o extremo mais próximo do litoral do Texas (até High Island).