Soldados capturados dizem que serão decapitados se islamitas não forem soltos

Beirute, 29 ago (EFE).- Um grupo de nove soldados do exército do Líbano que foi capturado por grupos extremistas alertou nesta sexta-feira em um vídeo que todos serão decapitados em três dias se islamitas presos na penitenciária de Roumieh, perto da capital, Beirute, não forem libertados.

A imprensa libanesa divulgou o vídeo no qual os soldados aparecem usando roupas civis, com a bandeira do movimento jihadista Estado islâmico ao fundo.

"Por favor, mobilizem-se para que sejam libertados os prisioneiros de Roumieh, senão em três dias seremos decapitados", afirmaram vários deles, que pediram ajuda ao governo, a suas famílias e aos ulemás (sábios).

O Estado Islâmico e do Frente al Nusra enfrentaram o exército libanês no início de agosto na cidade de Arsal e seus arredores, na fronteira com a Síria, e após seis dias de combates se retiraram, levando com eles cerca de 30 soldados e policiais.

A situação continua tensa nessa região, que fica no nordeste do Líbano, onde hoje também houve combates entre as Forças Armadas e grupos de jihadistas.

O apelo dos nove soldados capturados foi feito em meio a rumores sobre a decapitação de um soldado libanês, Ali al Sayed, pelo Estado Islâmico, e que foi divulgada pelas redes sociais, apesar de esse fato não ter sido confirmado pelas autoridades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos