Topo

"Isaac" perde intensidade e volta a ser tempestade tropical

29/08/2012 17h56

Miami, 29 ago (EFE).- O furacão "Isaac" perdeu intensidade nesta quarta-feira e voltou a se transformar em tempestade tropical, devido à velocidade de seus ventos máximos sustentados ter caído para 110 km/h, mas continua a provocar chuvas torrenciais nos estados americanos de Louisiana e Mississipi, onde houve inundações.

"Isaac' se enfraqueceu para tempestade tropical, mas ainda podem ocorrer ressaca ciclônica e ameaças de inundações pelas fortes chuvas", alertou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA em seu boletim das 18h GMT (15h de Brasília).

Os meteorologistas preveem que o fenômeno climático continuará se enfraquecendo nas próximas 48 horas enquanto se desloca sobre terra.

De acordo com o boletim, o centro da tempestade está a 80 quilômetros a oeste-sudoeste de Nova Orleans e a 90 quilômetros do sul-sudeste de Baton Rouge, na Louisiana.

"Isaac" continua se movimentando lentamente a 9 km/h rumo a noroeste, e é esperado que mude rumo a norte-noroeste na quinta-feira. Se continuar nesta trajetória, avançará ainda mais no estado da Louisiana, para depois seguir para o sul de Arkansas, o que deve acontecer na sexta-feira.

O aviso de tempestade tropical está vigente na Louisiana e na fronteira entre o Alabama e a Flórida.

O NHC enfatizou que embora "Isaac" já não seja mais um furacão, os moradores da região por onde ele vai passar devem ficar atentos pelas severas condições climáticas por conta de seu lento deslocamento.

"Quando um furacão ou uma tempestade se movimenta com pouca velocidade, a quantidade de chuva é maior", disse Lixion Ávila, meteorologista do NHC.

"A chuva está relacionada com a velocidade de movimentação do sistema tropical, e este se desloca muito lento, a 9 km/h. Quando estaciona sobre um lugar, mais chuva cai", relatou.

"Isaac", que chegou ao sudeste de Nova Orleans na noite de terça-feira como furacão de categoria 1, causa intensas chuvas sobre o sudeste da Louisiana e o sul do Mississipi.

A forte ressaca ciclônica, impulsionada pelos ventos, pode elevar o nível de água em até 3 metros nos lugares afetados, segundo as projeções do NHC.

"Eles estão passando pelo pior do sistema tropical: muita chuva, rajadas fortes de vento e fortes ressacas também. Quando isso passar, possivelmente em um ou dois dias, deve deixar muitos danos", disse Ávila.

Na manhã desta quarta, em Shell Beach, na Louisiana, uma ressaca de 2,4 metros pôde ser observada, assim como em Waveland, no Mississipi.