Fatah pede união nacional e reconciliação palestina

Ramala, 30 ago (EFE).- O partido nacionalista Fatah fez uma chamada para manter a reconciliação de todas as facções palestinas e manter "o espírito de união nacional que floresceu durante a ofensiva israelense contra Gaza", informou neste sábado a agência local "Ma'an".

Segundo a fonte, em reunião realizada na sexta-feira em Ramala, o comitê central do partido ressaltou a importância de preservar a união, especialmente com relação à reconstrução de Gaza, que sofre uma devastação sem precedentes.

Fortalecer e apoiar o governo de reconciliação nacional que fez o juramento em junho é a única maneira que este tem de cumprir com suas funções e para exercer seu papel como Executivo na provisão de serviços a todos os palestinos, sobretudo na Faixa, acrescentou.

O Fatah expressou seu compromisso a respeito, como, desde seu ponto de vista, ficou refletido na delegação palestina enviada ao Cairo durante o conflito entre o movimento islamita Hamas e Israel para negociar os termos de um cessar-fogo permanente e que aglutinava representantes das facções palestinas.

Além disso, o comitê anunciou sua intenção de seguir buscando apoio para implementar a proposta do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, de conseguir apoio internacional para demandar uma data limite que ponha fim à ocupação israelense e ao estabelecimento de um Estado palestino independente.

Dias atrás, a liderança palestina anunciou que planeja apresentar em 15 de setembro uma proposta ao Conselho de Segurança da ONU com este objetivo.

Segundo disseram à Agência Efe fontes palestinas, Abbas trabalha agora na estratégia prévia a seguir, que poderia consistir em convocar primeiro uma conferência internacional ou inclusive fazer através da Jordânia.

Em qualquer caso, a questão será analisada na reunião que a Liga Árabe, integrada por 22 países, realizará em 5 de setembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos