Topo

"Homem-lagarto" diz que não se arrepende das transformações alcançadas

Erik Sprague transformou-se no homem lagarto após ter tatuado seu corpo com escamas em tom de verde - Jchidalgo/Efe
Erik Sprague transformou-se no homem lagarto após ter tatuado seu corpo com escamas em tom de verde Imagem: Jchidalgo/Efe

23/10/2012 16h25

Erik Sprague acabou se transformando no "homem-lagarto" após ter tatuado seu corpo com escamas em tom de verde, serrado seus dentes, e operado sua língua (agora bífida) para se sentir mais "à vontade" com seu corpo.

O "homem-lagarto" ("The Lizard Man"), que possui apenas seus olhos verdes inalterados, também possui tatuado no peito a palavra "freak" ("aberração"), nada muito distante de sua realidade.

Tranquilo, afável e educado, Sprague é consciente do interesse que desperta nas pessoas e, por isso, o potencializa se for necessário --rodando sua língua bífida sem parar, por exemplo.

"Homem lagarto" faz shows com espadas e lanças afiadas

Em entrevista, o "homem-lagarto" se qualificou como "artista".

De fato, esse texano de 40 anos se dedica à comédia e ao preparo de espetáculos com espadas, lanças afiadas e, é claro, com a exibição de seu corpo, 70% tatuado na cor verde.

Mas, segundo o próprio artista, a intenção é preenchê-lo completamente.

Transformação começou aos 21 anos, e família 'levou numa boa'

Após uma reflexão de três anos, quando completou 21, Sprague decidiu transformar seu corpo de vez. Nessa época, ele, que estudava filosofia e arte, explica que sua mãe "não ficou tão surpresa e que sua família demonstrou ter uma perspectiva muito positiva" sobre sua transformação.

"Quem me conhece como pessoa e como artista sabe que desde que era criança eu gostava de pintar a pele, e meu desenvolvimento foi muito natural e orgânico", disse o artista.

Ele faz questão de deixar claro que essa mudança não foi fruto de um impulso e, muito menos, digna de arrependimento.

Para Sprague, os répteis representam o poder

O "freak" texano justifica sua mudança ao afirmar que gosta "do aspecto dos lagartos", já que "os répteis simbolizam o poder, desde as histórias do Éden aos dragões". 

"Esta foi uma oportunidade de me transformar em um símbolo de poder", afirmou Sprague.

Em relação ao sentimento de poder, o homem lagarto, como artista, afirmou que essa característica nasce do desejo de chamar a atenção de quem olha, mas, principalmente, da "reação surrealista" que sua imagem proporciona.

Segundo Sprague, ele queria contribuir com algo "diferente" e "raro" dentro da sociedade.

Implante de bolas de teflon sobre os supercílios foi feito sem anestesia

Dentro das transformações alcançadas pelo homem lagarto, a mais dolorosa, "sem nenhuma dúvida", foi os cinco implantes de bolas de teflon que implantou sobre seus supercílios e que reproduzem o inchaço característico dos lagartos nessa parte do corpo.

"Cheguei a vomitar e a ter muitas alucinações", afirmou Sprague, ao relatar que a cirurgia foi feita sem anestesia.

Os implantes foram feitos por um engenheiro especialista neste tipo de material, autorizado para realizar esse tipo de cirurgia, mas, curiosamente, sem licença para administrar uma dose de anestesia.

Mulher o conheceu fazendo show com espadas, só de maiô

Sprague, que é casado há nove anos, disse que sua mulher não pediu em nenhum momento para ele desistir dessa transformação.

"Ela me conheceu enquanto eu estava em um palco com um maiô mínimo, exibindo meu corpo e fazendo números com espadas, no qual eu introduzia pontas afiadas na cara e na boca. Acho que eu agradei desde o princípio", disse o artista, que é vegetariano porque não gosta "do sabor da carne".

Apesar de se alimentar de "pizza, frutas e cerveja", os insetos, verdadeiros banquetes dos répteis, também estão presentes em seus espetáculos.

"Eu poderia ganhar muito dinheiro, mas quero o suficiente para ser feliz e, para isso, não preciso de muito", afirma o homem lagarto, que se nega a quantificar quanto custou sua transformação, catalogada no livro Riplay 2012 (Planeta).