Topo

Naufrágio causa morte de 70 imigrantes etíopes no litoral do Iêmen

Em Manila (Filipinas)

07/12/2012 01h36

Sana, 7 dez (EFE).- Pelo menos 70 imigrantes etíopes morreram na noite de sábado com o naufrágio da embarcação pela qual tentavam chegar à costa do Iêmen, no Mar Vermelho, informou uma fonte à Agência Efe neste domingo.

Os serviços de resgate não encontraram sobreviventes neste naufrágio. A embarcação afundou perto da costa da cidade de Al Maja como consequência dos fortes ventos e de grandes ondas, acrescentou a fonte.

Segundo estatísticas do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), desde o início deste ano até meados de outubro mais de 205 imigrantes africanos morreram afogados na tentativa de chegar ao Iêmen em embarcações sobrecarregadas.

O Ministério iemenita do Interior afirmou neste domingo em comunicado que os serviços de segurança já identificaram e estão à procura do dono da embarcação.

O órgão revelou que quase 100 mil pessoas entram de forma irregular ao Iêmen pelo litoral, procedentes de países do Chifre da África.

Mais de meio milhão de pessoas fizeram nos últimos cinco anos a travessia dos países do chamado Chifre da África em direção ao Iêmen, em uma rota pela qual desejam chegar aos ricos países do Golfo Pérsico, segundo o Acnur.

Geralmente, os imigrantes são de países como Somália, Eritreia e Etiópia e tentam atravessar as águas do Golfo de Áden e do Mar Vermelho até o Iêmen em embarcações precárias, frequentemente comandadas por traficantes de pessoas que não pensam duas vezes em jogar os passageiros na água para evitarem ser detectados ou capturados.