Topo

Fortes ventos deixam três mortos e vários feridos no nordeste da Espanha

09/12/2012 02h41

(Atualiza o número de mortos).

Barcelona, 9 dez (EFE).- Os fortes ventos registrados na região da Catalunha, no nordeste da Espanha, e nas Ilhas Baleares deixaram três pessoas mortas e, pelo menos, três feridas nas últimas horas.

As duas mortes registradas ocorreram com a queda do muro de uma antiga fábrica de eletrodomésticos na cidade de Terrassa, na província de Barcelona, de acordo com os Bombeiros da Catalunha. A terceira vítima foi uma mulher de 60 anos e de nacionalidade sueca, que ontem à noite morreu quando o carro em que estava voou na província de Tarragona.

Ao todo, 11 províncias estão em estado de alerta devido à ventania que afeta o nordeste peninsular e a costa mediterrânea. As Ilhas Baleares, por exemplo, estão em situação de alto risco, de acordo com a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) da Espanha, que previu que os ventos litorâneos em Mallorca e Menorca gerariam ondas de sete a oito metros de altura.

O maquinista de um trem ficou ferido quando passava pelas proximidades de Barcelona. O trem descarrilou por conta da queda de uma árvore na via, segundo a companhia ferroviária Renfe. O vento derrubou ainda três casinhas da tradicional feira natalina instalada diante da Catedral de Barcelona, onde outras duas pessoas ficaram levemente feridas.

O governo autônomo da Catalunha ativou a fase de emergências, o que na prática representa limitar as atividades de lazer ao ar livre. A Prefeitura de Barcelona, por sua vez, fechou todos os parques públicos da cidade, onde o vento causou a queda de árvores e galhos e o desprendimento do telhado do Museu Blau.

Os bombeiros da capital catalã informaram que realizaram somente hoje 75 atendimentos por incidências relacionadas ao vento em Barcelona.

A Agência Estatal de Meteorologia prevê para amanhã intervalos de vento forte no Cantábrico oriental, nos Pireneus, no norte da Catalunha e nos arquipélagos das Baleares (Mediterrâneo) e nas Canárias (Atlântico).