Chávez sofre insuficiência respiratória por "severa infecção pulmonar"

Em Caracas (Venezuela)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sofre de insuficiência respiratória como consequência de uma "severa infecção pulmonar" após a operação à qual foi submetido em 11 de dezembro em Havana, informaram nesta quinta-feira (3) fontes oficiais.

"Após a delicada cirurgia de 11 de dezembro, o comandante Chávez enfrentou complicações como consequência de uma severa infecção pulmonar", indicou o ministro de Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, em uma cadeia de rádio e televisão.

"Esta infecção derivou em uma insuficiência respiratória que requer do comandante Chávez um estrito cumprimento do tratamento médico", acrescentou.

Villegas reiterou a confiança do Governo na equipe médica que atende Chávez, "que deu acompanhamento permanente à evolução clínica do paciente e agiu com a mais absoluta rigorosidade perante cada uma das dificuldades apresentadas", disse.

Além disso, denunciou a "guerra psicológica que a mídia transnacional suscitou ao redor da saúde do chefe do Estado com o fim de desestabilizar" a Venezuela e desconhecer a vontade popular expressada nas eleições de 7 de outubro, vencidas por Chávez.

Nesta quinta-feira (3), o vice-presidente Nicolás Maduro afirmou que Chávez "está consciente de todas as circunstâncias complexas que está vivendo", mas assegurou que o presidente estará outra vez no país "mais cedo do que tarde".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos