Topo

Itália confirma que avião com herdeiro da família Missoni desapareceu na Venezuela

Avião com Vittorio Missoni, diretor de marketing da grife da família, desapareceu na Venezuela - Getty Images
Avião com Vittorio Missoni, diretor de marketing da grife da família, desapareceu na Venezuela Imagem: Getty Images

Em Roma

05/01/2013 12h30

O Ministério das Relações Exteriores da Itália confirmou neste sábado (5) que um pequeno avião com seis pessoas a bordo, entre elas um herdeiro da família italiana Missoni, desapareceu na sexta-feira (4) em águas do arquipélago de Los Roques, na Venezuela.

Vittorio Missoni, filho mais velho do estilista Ottavio Missoni, viajava com sua mulher, Maurizia Castiglioni, e mais um casal de amigos quando a aeronave sumiu dos radares durante o trajeto entre a ilha e o aeroporto Simón Bolivar de Maiquietia, a 20 quilômetros de Caracas. O grupo estava de férias em Los Roques desde 28 de dezembro e planeja voltar para a Itália nesta sexta-feira mesmo.

"Passageiros da aeronave de Los Roques: Guido Foresti, Elda Scalveuzi, Vitiorio Missoni e Maritza Castiglioni", informou o chefe de imprensa do ministério do Interior e Justiça, Jorge Galindo, pelo Twitter. Ele também indicou que o piloto Hernán Merchan e o co-piloto Juan Carlos Ferre Milano permanecem desaparecidos.

Após o bimotor britânico Norman BN2 desaparecer dos radares, as autoridades venezuelanas ativaram os serviços de busca com várias embarcações e dois aviões. A operação foi suspensa durante a noite e recomeçaram na manhã deste sábado.

Segundo o ministro venezuelano de Justiça e Interior, Néstor Reverol, o último contato com o avião ocorreu às 18h local, a 10 milhas náuticas de Los Roques, um conjunto de ilhas que pertence à Venezuela. 

Vittorio Missoni, de 58 anos, é o diretor de marketing da grife criada por sei pai, a Missoni, e é considerado o embaixador mundial da marca, além de de ocupar o cargo de vice-presidente da Câmara Nacional de Moda Italiana. Na Itália, a família Missoni continua à espera de notícias na pequena cidade de Sumirago, na Lombardia.

O grupo Missoni está presente na moda para homens, mulheres e crianças, assim como na alta-costura e nos perfumes. A marca também desenhou interiores de carros para a marca Mazda e dois hotéis de luxo, em colaboração com o grupo Rezidor. 

Los Roques é um arquipélago composto por 350 ilhas que atraem todos os anos turistas de todo o mundo por seu intenso mar turquesa, assim como pela grande quantidade de espécies exóticas que vivem nele.