Obama nomeará Denis McDonough como novo chefe de Gabinete

Washington, 25 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeará nesta sexta-feira o seu até agora assessor de segurança nacional Denis McDonough como novo chefe da Gabinete, informaram fontes da Casa Branca.

"Denis foi um dos assessores mais próximos e de maior confiança do presidente desde uma década atrás, quando ele ajudou a estabelecer o escritório do senador Barack Obama", explicou a Casa Branca em comunicado.

McDonough substitui assim Jack Lew, recentemente nomeado pelo presidente americano como secretário do Tesouro, em substituição de Timothy Geithner.

Segundo o comunicado da Casa Branca, Obama confiou na inteligência de McDonough e em seu bom julgamento desde que trabalhou com ele no Senado, e também mais recentemente como membro da equipe de segurança nacional.

"Nesse posto, Denis assumiu um papel fundamental em todas as decisões importantes de segurança nacional; de dar fim à Guerra do Iraque, à comandar a retirada paulatina da guerra do Afeganistão, ou nossa resposta aos desastres naturais no Haiti e Japão", acrescenta a Casa Branca.

A respeito de sua experiência no Senado, a Casa Branca lembra que graças a ela, McDonough é consciente de como conduzir as negociações no Congresso "para conseguir o progresso para o povo americano".

Mais que qualquer dos outros chefes de Gabinete de Obama - Rahm Emanuel, William Daley e Jack Lew -, os analistas concordam que McDonough acredita firmemente em aprimorar o legado que Obama deixará como presidente, e tenta enfocar seu trabalho nisso.

Segundo os analistas, a escolha de McDonough responde à intenção do presidente de se cercar de seus assessores mais fiéis.

Como chefe de Gabinete o ex-conselheiro de segurança Denis deverá também conseguir uma forte coesão entre o pessoal da Casa Branca.

Além da nomeação de McDonough, Obama nomeará outras nove pessoas mais para outros cargos dentro de sua equipe de governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos