Topo

Socorristas removem escombros na busca de vítimas após explosão na Pemex

02/02/2013 18h11

México, 2 fev (EFE).- Cerca de 2.500 socorristas seguem neste sábado com a remoção de escombros e contam com a ajuda de cachorros treinados na busca possíveis vítimas no edifício da Pemex, onde na quinta-feira uma explosão deixou 33 mortos e mais de 100 feridos.

"Os trabalhos de resgate continuam em toda a zona afetada. Estamos contando com o pessoal do governo, da Defesa Civil, do Exército, da Marina e da Cenapred", disse aos meios de imprensa uma fonte da Pemex.

O diretor-geral da empresa, Emilio Lozoya, visitou na sexta-feira o edifício e fez um percurso para supervisionar os trabalhos que os socorristas realizam.

Mais tarde, Lozoya se dirigiu a diversos velórios para oferecer seu pêsame aos parentes das vítimas.

A Pemex divulgou neste sábado, em seu site, os nomes de 32 das 33 pessoas que morreram até agora, e "só falta identificar uma mulher", acrescentou uma fonte da empresa.

A fonte explicou que até agora não foram encontradas pessoas e nem corpos.

Na quinta-feira ocorreu uma explosão em um dos edifícios do complexo corporativo de Pemex na capital mexicana, cujas causas ainda são desconhecidas devido ao fato de que, segundo reportes oficiais, não houve incêndio e nem há vestígios de substâncias inflamáveis.

A fonte de Pemex explicou que na quinta-feira pela tarde começaram os trabalhos de resgate e que as centenas de toneladas de escombros que estão sendo retiradas, estão sendo levadas ao terreno onde antigamente ficava a refinaria de Azcapotzalco.

Nas ruas próximas à zona afetada, no bairro de Anzures, continua um cerco estabelecido pelo Exército mexicano, que ativou um plano especial a fim de facilitar os trabalhos de resgate e remoção de escombros.

Na zona, permanecem trabalhando várias equipes de emergência, ambulâncias, retroescavadeiras e inclusive um veículo antibombas, segundo comprovou a Agência Efe.

Os pátios do edifício de Pemex continuam acumulando todos os escombros extraídos da zona afetada, principalmente móveis e artefatos de escritório destruídos e completamente esmagados, assim como pedaços de concreto, muros, cabos partidos e todo o sistema de sinalização, incluindo os alarmes de emergência.

A fonte indicou que as 2.500 pessoas que trabalham na zona foram vacinados contra o tétano, para evitar complicações nos trabalhos de recolhimento de escombros.

A mesma fonte ainda assegurou que a Torre da Pemex, um edifício de 56 andares, não sofreu nenhum dano e se encontra em condições normais, e embora não está em operação devido aos cortes de luz e água, se prevê que na próxima terça-feira possa ser reativado.

Desde hoje e até segunda-feira, que será feriado no México, em todos os edifícios públicos no país as bandeiras mexicanas se encontram a meio mastro devido ao decreto de três dias de luto feito pelo presidente Enrique Peña Nieto.