Japão emite alerta amarelo de tsunami após terremoto nas Ilhas Salomão

Tóquio, 6 fev (EFE).- A Agência Meteorológica do Japão ativou nesta quarta-feira o alerta amarelo de tsunami em toda a costa oriental do arquipélago devido ao terremoto de 8 graus na escala Richter ocorrido no sudeste das Ilhas Salomão.

O organismo acredita que o mar poderá subir cerca de 50 centímetros por volta das 18h locais (7h de Brasília) na maior parte das zonas sob aviso.

O alerta vale para 17 municípios do Japão, que poderiam ser atingidos pelo tsunami gerado após o terremoto registrado a cinco quilômetros de profundidade sob o mar na província de Santa Cruz, nas Ilhas Salomão.

A previsão é que as primeiras ondas cheguem ao arquipélago de Ogasawara, pertencente ao distrito metropolitano de Tóquio, às 16h30 locais (5h30 de Brasília).

A televisão pública japonesa pediu à população das áreas sob o alerta que se afaste do litoral como forma de precaução. Além disso, a emissora transmite imagens em tempo real das câmeras instaladas nos portos e nas praias da maior parte dos municípios afetados.

O terremoto de hoje ocorreu a 347 quilômetros da cidade de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, e foi seguido de várias réplicas de até 6,6 graus.

Desde terça-feira, essa região sofreu pelo menos dez sismos, com magnitudes entre 4,9 e 6,2 graus.

Em 2007, um terremoto de 8,1 graus causou 52 mortes nas Ilhas Salomão, formadas por cerca de 1 mil ilhas e com uma população de 523 mil pessoas.

O arquipélago fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos.

Últimas de Notícias



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos