Responsáveis por teste nuclear são recebidos como heróis na capital norte-coreana

  • KCNA/Reuters

    Líder norte-coreano, Kim Jong-un

    Líder norte-coreano, Kim Jong-un

Os cientistas e técnicos responsáveis pelo teste nuclear norte-coreano em 12 de fevereiro foram recebidos como heróis nas ruas de Pyongyang nesta quarta-feira, segundo imagens transmitidas pela televisão estatal.

A emissora "KRT" mostrou milhares de cidadãos celebrando com enfeites vermelhos os "cientistas, técnicos, operários, construtores militares e funcionários públicos" envolvidos no terceiro teste nuclear do hermético regime enquanto eles percorriam as ruas da capital em vários ônibus.

Dentro da visita organizada pelo Partido dos Trabalhadores, os homenageados deverão ser recebidos pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, que poderia conceder o seu primeiro discurso público desde o teste nuclear.

A detonação subterrânea realizada na base de Punggye-ri em 12 de fevereiro é a terceira produzida pelo país comunista - as outras foram em 2006 e 2009 - e valeu a condenação de boa parte da comunidade internacional.

Analistas citados pela imprensa sul-coreana asseguraram nesta quinta-feira que a homenagem é uma tentativa do regime de Pyongyang de responder às críticas e à ameaça de sanções.

A emissora "KCTV", por outro lado, assegurou que o teste atômico "aconteceu graças à ferrenha convicção, vontade e incomparável coragem" de Kim Jong-un, e que também é o "resultado histórico dos dedicados esforços" daqueles que participaram do processo.

"Passarão vários dias em Pyongyang desfrutando dos maiores privilégios e de um tratamento preferencial", explicou a agência de notícias do regime comunista em relação à visita da equipe de cientistas e técnicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos