Eleições legislativas egípcias começarão em 27 de abril

Do Cairo

As eleições parlamentares do Egito começarão em 27 de abril e serão realizadas em quatro fases, segundo um decreto emitido nesta quinta-feira (21) pela presidência do país.

O texto indica que as eleições durarão dois meses e a câmara baixa do Parlamento realizará sua primeira sessão no dia 6 de julho.

A convocação da votação ocorreu pois a câmara baixa foi dissolvida em junho do passado pela justiça, que considerou que houve irregularidades em sua composição.

A primeira fase das eleições vai acontecer nos dias 27 e 28 de abril em cinco províncias, entre elas o Cairo, e o segundo turno entre 4 e 5 de maio.

Na segunda fase, estão convocados os egípcios de outras oito províncias, entre elas Alexandria e Giza, que votarão nos dias 15 e 16 de maio no primeiro turno e em 22 e 23 desse mês no segundo.

A terceira e a quarta etapa ocorrerão em oito e seis províncias nos dias 2 e 3 de junho e 19 e 20 desse mês, respectivamente, com um segundo turno uma semana depois.

As últimas eleições legislativas foram realizadas no final de 2011 e início de 2012, e as forças islamitas alcançaram três quartos do Parlamento.

Na atualidade, a câmara alta ("Shura") possui todo o poder legislativo. O órgão aprovou hoje as emendas propostas pelo Tribunal Constitucional à lei eleitoral, que regulará o pleito para a câmara baixa.

O Egito está imerso em uma complicada transição política desde que a revolução derrubou o regime de Hosni Mubarak em fevereiro de 2011.

Nas últimas semanas, ocorreram manifestações da oposição contra o presidente Mohammed Mursi e a Irmandade Muçulmana, que em algumas ocasiões geraram violentos distúrbios, que terminaram com um saldo de mais de 50 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos