Topo

Tempestade de neve cobre Chicago, paralisa voos e afeta Governo dos EUA

06/03/2013 12h00

Washington, 6 mar (EFE).- Uma tempestade de neve em Chicago forçou o cancelamento de mais de mil voos comerciais e obrigou nesta quarta a suspensão de atividades do Governo Federal, assim como o fechamento de escolas e escritórios na área metropolitana de Washington.

O Serviço Meteorológico Nacional informou que a frente invernal avança lentamente desde o centro norte dos EUA para a costa leste, deixando um manto de neve de até 60 centímetros em algumas regiões.

O Governo Federal, que emprega cerca de 300 mil pessoas em Washington e arredores, fechou seus escritórios embora espera-se que os empregados trabalhem desde suas casas.

A tempestade deixou ontem até 30 centímetros de neve em partes de Illinois, Minnesota e Dakota do Norte, antes de se movimentar durante a noite rumo ao noroeste.

O Departamento de Transporte do estado da Virgínia mobilizou cerca de 4 mil caminhões equipados com pás mecânicas para limpar as ruas e estradas principais.

No Aeroporto Internacional O'Hare, de Chicago, foi registrada uma acumulação de 19 centímetros de neve, onde ontem foram cancelados cerca de 900 voos.

As autoridades cancelaram as atividades escolares em vários condados da Virgínia Ocidental, os condados norte e oeste da Virgínia, e os condados do sul de Maryland, em torno da capital dos EUA

Os meteorologistas advertiram que as condições são propícias para uma grande acumulação de neve, podendo afundar tetos e derrubar árvores e cabos da rede elétrica, pelo qual as autoridades alertaram sobre possíveis blecautes.