Conflito entre rebeldes e tropas da Malásia deixa 31 filipinos mortos

Manila, 7 mar (EFE).- Pelo menos 31 filipinos que fazem parte das milícias do sultão de Jolo foram mortos nesta quinta-feira durante um enfrentamento com as tropas da Malásia na região de Sabah, na ilha de Bornéu, informaram as autoridades locais.

O diretor da Polícia Nacional, Ismail Omar, declarou à imprensa que não houve mortos nem feridos entre os soldados do Exército da Malásia.

Desde que os combates entre os milicianos e as forças de segurança começaram, no fim de semana, já morreram 63 rebeldes filipinos e oito policiais malaios.

O governo da Malásia rejeitou nesta manhã a oferta de cessar-fogo proposta pelo sultão de Jolo, o filipino Jamalul Kiram III, que enviou mais de 180 seguidores armados para a região da Malásia com o objetivo de reivindicar a soberania da zona como parte do antigo sultanato de Jolo.

Na terça-feira, as forças de segurança da Malásia realizaram uma ofensiva por terra e ar contra a milícia filipina para expulsá-la da remota região da ilha de Bornéu, onde os rebeldes estavam há um mês.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje o fim do conflito e fez um chamado para que todas as partes envolvidas encontrem uma solução pacífica para a questão.

O sultanato de Jolo, estabelecido no século XV, cedeu Sabah à Companhia Britânica de Bornéu Norte em 1878 e o território foi incorporado pela Malásia em 1963, contra os desejos do então sultão e do governo filipino.

Desde então, as autoridades malaias pagam uma soma simbólica aos descendentes do sultanato de Jolo, que chegou a abranger partes do sul das Filipinas e do nordeste de Bornéu e foi anexado em 1917 pelas Filipinas, então sob o domínio dos Estados Unidos.

O sultão mantém o título honorífico, embora Jolo deixou de ser um sultanato para se dividir em várias províncias filipinas, que hoje em dia fazem parte da Região Autônoma do Mindanao Muçulmano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos