Seul diz que Coreia do Norte prepara manobras militares "em grande escala"

A Coreia do Norte prepara exercícios militares "em grande escala" para a próxima semana, informou nesta quinta-feira à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, que confirmou que o regime norte-coreano realiza atualmente manobras de menor envergadura.

"A Coreia do Norte está promovendo pequenos testes separados de suas forças de terra, mar e ar, e acreditamos que na próxima semana acontecerão as manobras em grande escala", informou o porta-voz.

A Coreia do Sul está "totalmente preparada para fazer frente a qualquer provocação que possa resultar das manobras militares do Norte", reafirmou, por sua parte, outro representante do Ministério da Defesa em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

As informações sobre as manobras da Coreia do Norte chegam em uma semana de grande tensão depois que Pyongyang prometeu, em uma ameaça sem precedentes, anular o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53).

A ameaça norte-coreana foi feita após o anúncio de que China e EUA haviam chegado a um acordo na ONU sobre novas sanções contra a Coreia do Norte por seu teste nuclear de fevereiro, que previsivelmente resultarão em breve em uma nova resolução do Conselho de Segurança.

Além disso, Seul e Washington realizam desde 1º de março o exercício anual conjunto "Foal Eagle" e se dispõem a dar início na próxima segunda-feira a outro, o "Key Resolve", ambos duramente condenados pelo regime de Kim Jong-un.

Os EUA mantêm 28.500 efetivos na Coreia do Sul e se comprometem a defender seu aliado em caso de agressão como vestígio da Guerra da Coreia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos