Topo

Ivo Pitanguy é agraciado com prêmio Cortes de Cádiz 2013

16/03/2013 20h19

Cádiz (Espanha), 16 mar (EFE).- O cirurgião brasileiro Ivo Pitanguy, o engenheiro espanhol Joaquín Ayuso de Paúl e o escritor cubano Alexis Díaz foram alguns dos dez talentos ibero-americanos agraciados na noite deste sábado com os prêmios Cortes de Cádiz 2013, um prêmio que há uma década reconhece trabalhos e personalidades de diferentes âmbitos.

Considerado o pai da cirurgia plástica moderna, Pitanguy, que possui fama entre as personalidades do mundo cinema, da música e, até mesmo, da realeza, recebeu o Prêmio de Cirurgia, um prêmio que agradeceu através de uma mensagem em vídeo, já que não pode estar presente no ato.

A cerimônia de entrega desta edição da premiação foi presidida pela ministra de Fomento, Ana Pastor, e pela prefeita de Cádiz, Teófila Martínez, em um ato que também contou com presença da ministra de Igualdade da Costa Rica, Maureeen Clarke, e a prefeita de Montevidéu, Ana Olivera.

Durante a cerimônia, Ana Pastor assinalou que estes prêmios "são o fruto do caminho que Cádiz percorre com região ibero-americana, já que a cidade espanhola é o símbolo da cultura latino-americana".

"Em cada cantinho desta cidade se respira América e isso é uma referencia histórica de liberdade", acrescentou a ministra, que ressaltou a intenção do governo espanhol "de transformar Cádiz em um centro pujante da comunidade Ibero-Americana".

Os Prêmios Cortes de Cádiz foram criados há mais de uma década pela Prefeitura de Cádiz para lembrar a importância que a cidade teve há duzentos anos, quando se transformou em um ponto de encontro da vanguarda espanhola, europeia e americana e foi o palco no qual foi promulgada a Constituição de 1812, uma referência aos sistemas democráticos ibero-americanos.

O principal prêmio da noite, o Prêmio Liberdade Cortes de Cádiz, este ano foi dado ao presidente do Uruguai, José Mújica, que, por sua vez, deverá recebê-lo em sua próxima visita à cidade espanhola. EFE.

ilm/fk

(foto)