Blecaute na usina de Fukushima pode ter sido provocado por rato

Tóquio

  • AFP

    Rato morto encontrado nas instalações da usina nuclear de Fukushima (Japão) pode ter sido a causa de um blecaute, na última segunda-feira (18)

    Rato morto encontrado nas instalações da usina nuclear de Fukushima (Japão) pode ter sido a causa de um blecaute, na última segunda-feira (18)

A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, suspeita que o curto-circuito que causou nesta semana a paralisação dos sistemas de refrigeração da central foi provocado por um rato.

Os operários da usina encontraram um rato morto e evidências de marcas de queimaduras no sistema elétrico afetado, que alimenta os sistemas de refrigeração das piscinas de combustível usado dos reatores 3 e 4, segundo as imagens emitidas nesta quinta-feira (21) pela televisão estatal "NHK".

O blecaute, ocorrido na segunda-feira (18), paralisou até a meia-noite de terça-feira (19) os sistemas de resfriamento do combustível das unidades 1, 3 e 4, danificados pelo tsunami de 2011, o que motivou a preocupação pelo aumento da temperatura das piscinas.

"Levará vários dias até que a temperatura volte a normalizar-se", assegurou o porta-voz da Tepco, Masayuki Ono, que confirmou que não há medidas para evitar que roedores ou outros animais alcancem o painel elétrico.

Na quarta-feira (20), a temperatura da água das piscinas, que armazenam centenas de barras de combustível nuclear a altíssimas temperaturas, se manteve em 31,8 graus centígrados na piscina comum, em 31 graus na do reator 4 e em 17 graus nas das unidades 1 e 3.

Essas temperaturas são entre 1 e 6,3 graus centígrados maiores que as registradas antes do blecaute, que também afetou nove instalações, incluindo um sistema de eliminação das substâncias radioativas da água.

Durante o período em que os sistemas de refrigeração ficaram paralisados, a temperatura das piscinas de combustível gasto se manteve em níveis seguros e não foi detectado aumento da radiação no entorno da central.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos