Irmãos Tsarnaev se formaram nos EUA, não na Rússia, diz líder checheno

Moscou, 19 abr (EFE).- Os irmãos Tsarnaev, suspeitos de ter cometido os atentados a bomba na Maratona de Boston, cresceram e se formaram nos Estados Unidos, não na Chechênia, afirmou nesta sexta-feira Ramzan Kadyrov, líder dessa república russa.

"Qualquer tentativa de traçar algum vínculo entre a Chechênia e os Tsarnaev, se forem considerdos culpados, será em vão. Eles cresceram na América, suas opiniões e convicções se formaram lá. A raiz do mal é preciso ser buscada na América", disse Kadyrov na rede social Instagram++.

Kadyrov, que lembrou que já tinha enviado suas condolências ao povo americano pelos atentados da última segunda-feira, declarou que "o terrorismo deve ser combatido no mundo todo: isso sabemos melhor do que ninguém".

"Hoje, segundo a imprensa, durante uma tentativa de detenção foi abatido um tal Tsarnaev. Teria sido lógico que o tivessem capturado e efetuado uma investigação para esclarecer todas as circunstâncias e determinar seu grau de culpabilidade", disse.

Por outro lado, acrescentou, "parece que os serviços secretos precisavam conseguir resultados por todos os meios para aplacar a sociedade".

Mais cedo, seu porta-voz tinha dito que os irmãos Tsarnaev não têm nada a ver com a Chechênia, que recuperou a estabilidade nos últimos anos após ser a república mais instável de todo o país.

"Os indivíduos suspeitos de ter cometido o crime em Boston não têm qualquer relação com a Chechênia", declarou Alvi Karimov, porta-voz do líder checheno, à agência "Interfax".

O porta-voz explicou que "a família Tsarnaev há muitos anos se mudou da Chechênia para outra região da Rússia".

"Durante longo tempo (a família Tsarnaev) viveu na (república centro-asiática do) Cazaquistão e, de lá, emigrou aos EUA, onde os membros da família receberam permissão de residência", afirmou.

Por isso, acrescentou, "os indivíduos dos quais estamos falando não viveram na Chechênia quando eram maiores de idade, e caso tenham se transformado em 'maus', essa pergunta terá que ser feita aos que os educaram".

A imprensa americana informou que o mais velho dos irmãos, Tamerlan, morreu em um confronto com a polícia, e que Dzhojar fugiu e é procurado na região metropolitana de Boston, segundo o FBI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos