Tio de Tsarnaev viaja para Boston para organizar enterro de sobrinho

Em Washington (EUA)

Ruslan Tsarni, tio dos suspeitos de serem os autores do atentado da Maratona de Boston, viajou neste domingo para a cidade americana para organizar o enterro de Tamerlan Tsarnaev, que morreu em um enfrentamento com a polícia.

Saiba mais sobre os russos suspeitos dos ataques em Boston

  • Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston foram identificados como sendo os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev (à dir.),19, preso pela polícia, e Tamerlan Tsarnaev, 26, morto após tiroteio. Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano.

Até agora não se sabe onde Tamerlan será sepultado. "Viveu nos Estados Unidos. Cresceu aqui e pelos últimos dez anos decidiu viver em Cambridge, portanto qualquer abordagem de que seu corpo deveria ser levado ao seu país... Seu país é Cambridge, Massachusetts", afirmou Tsarni na entrada da funerária onde se encontra o corpo de seu sobrinho.

Tamerlan, junto com seu irmão Dzhokhar, atualmente detido em centro médico penitenciário, são os supostos responsáveis de colocar duas bombas no final da Maratona de Boston no dia 15 de abril, causando a morte de três pessoas e deixando 280 feridas.

Vários cemitérios de Boston, onde os jovens viviam, rejeitaram ser o lugar do enterro dos restos mortais de Tamerlan Tsarnaev.

Tsarni pretende cumprir o ritual muçulmano de lavagem do corpo, realizado antes do enterro, por isso foi até a funerária de Worcester, nos arredores de Boston, acompanhado de representantes religiosos.

Ambos os irmãos imigraram como refugiados aos Estados Unidos procedentes do Daguestão e viviam no país há mais de uma década.

Tamerlan, de 26 anos, morreu por causa dos ferimentos causados durante o tiroteio com a polícia nas primeiras horas do dia 19 de abril e após ser atropelado e arrastado por um veículo, de acordo com os relatos médicos.

Segundo testemunhas e a polícia de Watertown, cidade onde aconteceu o tiroteio, Dzhokhar, de 19 anos, atropelou seu irmão com um veículo durante sua fuga, antes de ser encontrado em um barco no jardim de uma casa próxima.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos