Reis da Suécia visitam Congresso dos EUA em viagem pela costa leste do país

Washington, 9 mai (EFE).- Os reis da Suécia, Carl Gustaf e Silvia, visitaram nesta quinta-feira o Congresso dos EUA, onde almoçaram com vários congressitas após uma visita à histórica biblioteca anexa ao edifício, na qual puderam contemplar exemplares originais dos antigos tratados entre ambos os países.

No precioso edifício Thomas Jefferson da Biblioteca do Congresso, construído no final do século XIX, os monarcas foram recebidos pelo bibliotecário chefe, o doutor James Billington, e sua esposa, que mostraram, entre outros documentos, o Tratado de Cordialidade e Comércio entre Suécia e EUA de 1783.

Posteriormente, Carl Gustaf e Silvia se deslocaram até o edifício do Capitólio - que abriga o Senado e Câmara dos Representantes, o poder legislativo dos EUA - onde se encontraram com os membros do caucus sueco do Congresso, fundado para promover os laços econômicos e culturais entre ambas as nações.

O representante por Illinois Randy Hultgren e o senador pela Georgia Johnny Isakson, ambos membros do caucus sueco, almoçaram com os monarcas.

Durante sua visita às dependências do Congresso, o rei Carl Gustav usou um traje de paletó preto com gravata vermelha, e a rainha Silvia vestiu um discreto conjunto cinza pérola composto por um vestido e um casaco, complementado por um elegante colar de pérolas.

Os reis da Suécia realizam uma viagem pela costa Leste dos EUA, que começou ontem em Nova York, inclui hoje mais alguns atos em Washington, tais como um seminário na Casa da Suécia e a assitência a uma obra teatral no centro Kennedy para as artes cênicas, e concluirá no sábado, após passar pela Filadélfia (Pensilvânia) e Wilmington (Delaware).

A visita dos monarcas faz parte da comemoração da chegada, em 1638, de colonos suecos e filandeses à costa de Delaware, onde fundaram a atual população de Wilmington, que então se chamava Nova Suécia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos