Iraquianos sunitas votam em 2 províncias para eleger conselhos regionais

Bagdá, 20 jun (EFE).- Os iraquianos das províncias de maioria sunita de Ninawa e Al-Anbar vão às urnas nesta quinta-feira para escolher os conselhos regionais, em meio a estritas medidas de segurança para evitar atentados.

O membro da Comissão Eleitoral Suprema, Miqdad al Sherifi, disse à televisão iraquiana que as urnas foram abertas às 7h locais (1h de Brasília) em Al-Anbar e Ninawa, onde as eleições deveriam ter acontecido em abril, mas foram adiadas por motivos de segurança.

A votação transcorre em meio a medidas intensas com a mobilização de milhares de policiais e soldados que protegem os centros eleitorais.

As autoridades proibiram o trânsito de veículos de todo tipo nessas províncias desde as 5h locais de hoje (23h de Brasília de ontem) até um novo aviso.

Um total de 548 candidatos de 17 partidos concorrem pelas 30 cadeiras do conselho provincial de Al-Anbar (oeste), das quais oito estão reservadas para as mulheres.

Em Ninawa (norte), concorrem 635 candidatos de 28 formações políticas para ocupar os 39 assentos do conselho desta província, entre os quais há dez para as iraquianas.

Observadores internacionais e dos diferentes partidos acompanham as eleições e 2,8 milhões de cidadãos estão aptos a votar.

As eleições foram realizadas no restante das províncias no dia 20 de abril, exceto nas três do Curdistão iraquiano e em Kirkuk. Em Ninawa e Al-Anbar o pleito foi adiado por questões de segurança.

Há seis meses, essas duas províncias são cenário de protestos de sunitas que pedem a anulação da lei antiterrorista, a liberdade dos presos e o fim da discriminação que afirmam estarem sofrendo por parte do governo do primeiro-ministro, o xiita Nouri al-Maliki.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos