Shimon Peres afirma que paz é a única alternativa para Oriente Médio

Em Vilna (Lituânia)

O presidente de Israel, Shimon Peres, ressaltou nesta quarta-feira (31) que "não há alternativa à paz" no conflito israelense-palestino e se mostrou confiante de que as negociações retomadas nesta semana terminem com sucesso.

"O terrorismo não tem nenhum sentido, não pode cozinhar pão nem dar o ar fresco que respiramos", disse Peres em entrevista coletiva depois de se reunir com a presidente lituana, Dalia Grybauskaité, durante visita oficial ao país báltico.

O presidente israelense acrescentou que seu país quer a paz não apenas com a Palestina, "mas com todos os países árabes", e embora o processo seja "difícil", ressaltou que é necessário.

Dalia disse que a União Europeia cumprimenta a retomada do diálogo direto entre israelenses e palestinos, depois de os negociadores dos dois lados terem fechado um plano para chegar ao acordo de paz nos próximos nove meses.

"Esperamos que essas negociações tragam resultado positivo e abram o caminho para acordos que permitirão criar dois Estados que convivam em paz", disse a governante.

Negociadores israelenses e palestinos acertaram ontem em Washington um plano de trabalho após dois dias de reuniões, sem deixar de fora nenhum dos assuntos mais conflituosos, para que as negociações comecem efetivamente no início de agosto.


[playlist-here]