Pelo menos 6 insurgentes morrem em ataque de drone no Paquistão

Islamabad, 6 ago (EFE).- Pelo menos seis insurgentes morreram e dois ficaram feridos nesta quarta-feira no bombardeio de um drone (avião não tripulado) dos Estados Unidos na região tribal do Waziristão do Norte, no noroeste do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque aconteceu no final da manhã no país e tinha como alvo um imóvel e um veículo na cidade de Datta Khel, disse um porta-voz da administração local, Afzal Ali.

Trata-se do sétimo ataque deste tipo desde junho, e o quarto na área. No final do mês passado, um bombardeio com um drone deixou oito insurgentes mortos, entre eles "altos comandantes".

Após interromper durante seis meses suas atividades no Paquistão, os aviões não tripulados americanos voltaram a realizar bombardeios, coincidindo com o início de uma ofensiva do exército paquistanês contra os jihadistas no cinturão tribal do país asiático.

As Forças Armadas paquistanesas anunciaram em meados de junho o início de uma ofensiva contra os talibãs e outras redes jihadistas que atuam no Waziristão do Norte, operação que já matou mais de 400 supostos milicianos.

A operação forçou cerca de 698 mil civis, a maioria crianças e mulheres, a abandonarem suas casas nas zonas tribais, de acordo com fontes militares.

Após chegar ao seu pico de atividade em 2010, os drones americanos efetuaram no ano passado cerca de 30 bombardeios no Paquistão e deixaram pelo menos 150 pessoas mortas.

Segundo a organização americana New América Foundation, os ataques com drones no Paquistão mataram desde 2004 entre duas mil e 3.500 pessoas, das quais 10% são civis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos