Topo

Incêndio no Parque Yosemite amplia estado de emergência a San Francisco

24/08/2013 07h07

Washington, 24 ago (EFE).- O avanço do grande foco de incêndio, que devasta o interior da Califórnia (EUA) e já afeta o famoso Parque Nacional de Yosemite, obrigou o governador, Jerry Brown, a decretar estado de emergência também na cidade litorânea de San Francisco, informou neste sábado a imprensa local.

O incêndio, que começou há seis dias nas cordilheiras de Serra Nevada, obrigou às autoridades a fechar duas centrais hidrelétricas que fornecem energia à cidade.

As autoridades temem que o incêndio também comprometa à provisão de água, explicou ontem à noite o governador após anunciar que se ampliava ao condado e à cidade de San Francisco o estado de emergência já declarado no condado de Toulumne, no interior da Califórnia.

O fogo já se estende sobre uma área de 52 mil hectares, frente às 20 mil registradas na última quinta-feira.

O mais preocupante é que o fogo segue se espalhando em direção ao leste, indicou o porta-voz do Serviço Florestal, Bjorn Fredrickson, que assegurou que o fogo só está contido em 5%.

As chamas queimaram perto de 4,5 mil hectares dentro do Parque Nacional de Yosemite.

Ao redor de 4,5 mil edifícios também estão ameaçados, segundo o InciWeb, um site federal que recolhe as informações do Serviço Florestal dos EUA e do Escritório de Administração de Terras.

Os trabalhos de extinção do incêndio, iniciados no último sábado, contam com mais de 1,8 mil bombeiros, enquanto a origem do incidente segue sob a investigação das autoridades.