Topo

Desabamento de 2 prédios na Índia deixa ao menos 11 mortos

28/08/2013 09h44

(Atualiza o número de mortos e acrescenta mais detalhes).

Nova Délhi, 28 ago (EFE).- Pelo menos 11 pessoas morreram nesta quarta-feira e muitas outras estão desaparecidas após o desabamento de dois edifícios na cidade de Baroda, no estado de Gujarat (oeste da Índia), informou à Agência Efe uma fonte policial.

Os edifícios de três andares vieram abaixo às 4h30 locais (20h de Brasília do dia anterior), quando 13 ou 14 famílias dormiam em seu interior, disse um porta-voz da Polícia.

As equipes de resgate levam o dia todo tentando localizar as pessoas que ainda estão enterradas sob os escombros do imóvel, que alguns veículos da imprensa situam em torno de 30, mas as autoridades ainda desconhecem o número exato.

"Minha família estava no edifício, meu tio, minha tia e seus dois filhos. Não sei onde estão, eles não atendem ao telefone", afirmou um parente dos desaparecidos.

Os residentes culparam a má qualidade dos materiais de construção pelo desabamento dos edifícios, construídos em 2001, e afirmaram que outros imóveis do bairro também estão em mal estado.

Os desabamentos são frequentes na Índia, frequentemente devido à falta de manutenção e ao precário estado das infraestruturas, fatores alimentados pela corrupção e práticas ilegais que dominam o setor da construção.

Em abril, 74 pessoas morreram após a queda de um edifício construído ilegalmente na cidade de Thane, nos arredores de Mumbai. EFE

jlr/rpr