Terremoto de 6,9 graus sacode o leste do Japão

Tóquio, 4 set (EFE).- Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter afetou nesta quarta-feira (data local) a costa leste e nordeste da ilha japonesa de Honshu, sem que se ativasse o alerta de tsunami nem se informasse de grandes danos, informou a Agência Meteorológica do Japão.

O terremoto aconteceu às 9h19 hora local (21h19 de Brasília) em torno do arquipélago das ilhas Izu, situadas ao sudeste da baía de Tóquio, e seu hipocentro se situou no mar a cerca de 400 quilômetros de profundidade.

Segundo o canal público "NHK", várias linhas de trem de alta velocidade foram paralisadas por segurança após a detecção do tremor, que se sentiu com força em Tóquio.

Os operadores das distintas usinas nucleares do país não informaram por enquanto nenhuma anomalia.

O terremoto alcançou uma intensidade de até 4 graus na escala japonesa fechada de 7 (que se centra mais nas zonas afetadas que na intensidade do tremor) em regiões das províncias de Chiba, Tochigi, Saitama, Ibaraki e Kanagawa, todas elas na região da capital.

Fukushima e Miyagi, duas das províncias mais afetadas pelo terremoto e tsunami que devastou o nordeste do Japão em 11 de março de 2011, também registraram em várias zonas uma intensidade de 4 graus na escala japonesa.

Últimas de Notícias



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos