Topo

Dennis Rodman reúne-se com Kim Jong-un na Coreia do Norte

06/09/2013 23h38

O ex-jogador americano da NBA Dennis Rodman, se reuniu em Pyongyang com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, com o qual jantou e assistiu a uma partida de basquete, informou neste sábado a agência oficial de notícias do regime.

No entanto, a nota da "KCNA" não menciona a data nem mais detalhes do encontro que aconteceu na capital norte-coreana, além de acrescentar que Rodman "saudou efusivamente" Kim e que ambos mantiveram uma conversa cordial.

O breve comunicado não diz se os dois falaram sobre a situação do americano Kenneth Bae, preso desde 2012 na Coreia do Norte, o qual nem sequer foi mencionado no texto.

Dennis Rodman viaja para a Coreia do Norte

Antes de viajar para a Coreia do Norte o ex-jogador disse que poderia buscar a libertação de Bae, agente de viagens estabelecido na China e pastor evangélico que foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados por supostos crimes contra o Estado comunista, embora depois tenha explicado que não lhe haviam "prometido nada" nesse sentido.

Na semana passada o embaixador dos EUA para temas de direitos humanos na Coreia do Norte, Robert King, teve que cancelar subitamente uma visita a Pyongyang, aonde tinha sido convidado para tratar sobre a libertação de Bae, depois que o regime acusou Washington de realizar "provocações militares".

No final de fevereiro, Dennis Rodman pisou pela primeira vez em território norte-coreano ao viajar com vários membros da equipe acrobática de basquete Harlem Globetrotters e pessoal da produtora multimídia americana Vice para gravar um documentário.

Foi então que fez amizade com Kim Jong-un - reconhecido fã da NBA - e quando retornou aos EUA definiu o ditador como uma boa pessoa em várias entrevistas.

Muitos analistas tiraram o peso da relação entre os ambos, e consideram Rodman "um mero entretenimento" para o líder supremo.

No entanto, alguns não descartam a possibilidade que Kim permita ao ex-esportista levar Bae para os EUA, com o propósito de mostrar arrogância em relação a Washington.